segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Ferrari da A1GP de 2008/09


A organização da A1GP apresentou as primeiras imagens do carro a ser utilizado na próxima temporada e que foi desenvolvido pela Ferrari.
O chassi desenvolvido pela marca italiana tem como base o F2004, monolugar que possibilitou, em 2004, ao alemão Michael Schumacher o seu sétimo título na Fórmula 1. Por sua vez, o motor V8 é baseado no que equipa o Ferrari 430 GT e debitará cerca de 600 cavalos.
O primeiro teste do novo monolugar está marcado para o sul de Inglaterra e tem John Watson como piloto convidado.
Para já, não foi divulgada qualquer data para a entrega dos carros às equipas. No entanto, é quase certo que será Filipe Albuquerque o primeiro piloto a testar o carro do Team Portugal.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Filipe Albuquerque deverá continuar na A1GP


Em declarações ao semanário AutoSport, Filipe Albuquerque disse estar satisfeito com a sua ligação à A1GP e referiu que as negociações para a próxima época estão avançadas.
O piloto português afirmou ainda que não tem outros planos para 2008 e salientou que se continuar no Team Portugal não vai haver muito tempo livre para outras coisas, já que o campeonato vai ter mais corridas.
A “nova” A1GP arranca no dia 21 de Setembro, em Mugello, Itália.
Quanto ao campeonato que terminou no passado fim-de-semana, Filipe Albuquerque considera o balanço positivo, salientando o facto de ter conquistado três pódios e ter pontuado em todas as corridas. Em relação aos principais problemas, o piloto de Coimbra apontou as dificuldades na afinação do carro e a adaptação às pistas que não conhecia.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mais duas corridas nos pontos


Filipe Albuquerque obteve um sexto e um sétimo lugar na última jornada do campeonato A1GP, que decorreu em Brands Hatch . Com estes resultado, Portugal terminou o campeonato na 11ª posição.
Na “Sprint Race”, o piloto português terminou na mesma posição em que largou, numa corrida com muito pouca animação. Apesar de o arranque não ter sido muito bom, Filipe Albuquerque fez o que pode para subir na classificação. “A sprint race é muito curta e o circuito é extremamente complicado de ultrapassar”, afirmou o piloto do Team Portugal.
Na “Feature Race”, Filipe Albuquerque esteve em bom plano. Na largada, perdeu uma posição para a Malásia, mas rapidamente começou a ganhar lugares. O piloto de Coimbra foi o último a entrar nas boxes para o primeiro pit stop, pelo que rodou na frente cinco voltas. Regressou em décimo e depois voltou a recuperar.
“Pese mais uma má partida, com o decorrer da corrida fui-me sentindo mais à vontade com o carro e melhorei o andamento, particularmente nas últimas voltas”, declarou Filipe Albuquerque que considerou a jornada “positiva” e deixou uma palavra de apreço a toda a equipa que “esteve em bom plano".

domingo, 4 de maio de 2008

Dia da Mãe



Os elementos da equipa portuguesa da A1GP podem estar longe da casa, mas não esqueceram as suas mães.
Na primeira corrida de Domingo, o carro de Portugal tem uma mensagem especial. “Feliz Dia da Mãe” é o que se pode ler, em português e inglês, no carro tripulado por Filipe Albuquerque.
"As mães são muito especiais e esperamos que todas as mães dos nossos elementos vejam esta saudação e percebam que são especiais para nós", disse o líder do Team, Luís Vicente.
Mas, esta não é a única mensagem presente no carro de Portugal. Na segunda corrida, o monolugar tem estampada a frase "Portugal 50ª Corrida – Obrigado a :"; seguindo-se os nomes de todas aquelas pessoas que possibilitaram o feito.

Qualificação com travo amargo


Filipe Albuquerque ficou aquém do esperado nas sessões de qualificação da última prova da temporada da A1GP, que decorre em Brands Hatch, na Inglaterra. O A1 Team Portugal obteve o sexto tempo para a “sprint race” e não foi além da 11ª posição para a “feature race”. O inglês Robbie Kerr conquistou a pole da “sprint race”, enquanto que o nosso bem conhecido Narain Karthikeyan fez o melhor registo para a “feature race”.
No primeiro segmento da qualificação para a “Sprint Race”, Filipe Albuquerque terminou com a quarta melhor marca (1m15.123), mas na segunda parte o piloto português foi apenas quinto. No cômputo das duas partes, Albuquerque ficou com o sexto tempo.
Na “feature race” as coisas correram pior. No primeiro segmento, o piloto português foi sétimo (1m15.627), enquanto que na segunda parte foi décimo primeiro (1m15,643). “No último segmento e depois de termos colocado pneus novos, acabei por ter um problema na curva dois”, afirmou Filipe Albuquerque que reconheceu que “tentei forçar o ritmo e acabei por exceder os limites”.
Apesar de tudo, o representante do Team Portugal está confiante e diz que “o nosso andamento é bom e consistente, os tempos são todos bastante aproximados, por isso na feature race tudo poderá acontecer”. Na sprint race será mais difícil subir na tabela mas Filipe Albuquerque não vai certamente “baixar os braços”.
Na parte da manhã, na última sessão de treinos, o piloto português foi sexto, com o tempo de 1m15.681.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Filipe Albuquerque foi nono nos treinos


Filipe Albuquerque terminou com o nono tempo a primeira sessão dos treinos livres da última prova da temporada da A1GP. No circuito de BrandsHatch, em Inglaterra, o piloto do Team Portugal fez 1m15.359, ficando a três milésimos de segundo do oitavo (Nova Zelândia), a 17centésimos do sétimo (Holanda) e a 20 centésimos do sexto (Índia). Na primeira posição ficou o piloto da casa, Robbie Kerr, que fez a marca de 1m14.891 (novo record da pista em A1GP).
Na parte da manhã, Filipe Albuquerque participou nas duas sessões para rookies e terminou, as duas, em segundo. Na primeira rodada, o piloto português fez 1m16.313, ficando a 0.179 segundos do melhor tempo que pertenceu a Chris Van der Drift. O piloto da Nova Zelândia voltou a ser o mais rápido na segunda sessão e, desta vez, Filipe Albuquerque ficou a um milésimo de segundo do primeiro.
Após os treinos da manhã, Filipe Albuquerque declarou que “aproveitei para fazer o máximo de voltas possível e, apesar de não gostar nunca de perder, fiquei atrás do neozelandês que é um piloto muito rápido”.
No final do primeiro dia de trabalho, e depois ter tirado quase um segundo aos tempos feitos durante a manhã, Filipe Albuquerque disse que “embora o resultado obtido não seja o esperado, estivemos bastante bem, já que a maior parte do tempo perdido se resumiu a duas curvas emblemáticas do circuito”. “No geral, estivemos consistentes e durante o dia de amanhã espero melhorar nessas mesmas curvas” continuou o piloto que salientou que “o lugar obtido não me merece grande preocupação e amanhã tudo farei para conseguir a melhor classificação possível para Portugal”.

À conquista de mais um pódio


Filipe Albuquerque já se encontra no Circuito de Brands Hatch, em Inglaterra, para preparar a derradeira jornada da A1GP.
Naquela que é a 50ª corrida do Team Portugal na categoria e na despedida dos monolugares Lola-Zytek, Filipe Albuquerque procura tornar-se no piloto português com mais subidas ao pódio na disciplina. Outro dos objectivos do piloto de Coimbra é chegar à vitória numa prova, feito que Portugal ainda não conseguiu alcançar.
Apesar de nunca ter corrido no circuito de Brands Hatch, não será por falta de preparação que Filipe Albuquerque deixará de lutar pelos primeiros lugares, até porque continuará a fazer as duas sessões reservadas aos rookies, na Sexta-feira.
“Tal como é habitual, lutarei por uma posição no pódio, apesar de ter clara consciência que isso será complicado, já que, ao contrário da grande maioria dos meus adversários, não possuo um conhecimento prévio do circuito”, disse o representante do Team Portugal que salientou que “irei aproveitar as sessões rookie para reduzir o meu handicap face aos restantes pilotos e tentar alcançar o melhor resultado possível”.
As sessões de qualificação serão transmitidas em directo pelo Sport TV2, a partir das 14h10m, enquanto que, no Domingo, a Sport TV1 transmitirá, a partir das 15h30, a feature race.