segunda-feira, 17 de março de 2008

Nove pontos no México


Filipe Albuquerque somou mais 9 pontos para o A1GP Team Portugal ao alcançar as 6ª e 7ª posições das “sprint” e “feature race” no Grande Prémio do México de A1GP, no Autódromo Hermanos Rodriguez. Portugal soma agora 28 pontos e tem todas as condições para terminar o campeonato entre os dez primeiros.
O piloto português poderia mesmo ter repetido na “feature race” a “gracinha” de voltar a subir ao pódio, ou pelo menos terminar entre os cinco primeiros, se o motor não tivesse ido abaixo no primeiro pit-stop, o que lhe custou perder preciosos segundos. Acontece aos melhores e o piloto português demonstrou, mais uma vez, no México, todo o seu talento.
Com 28 graus de temperatura ambiente e 50 em pista e perante uma multidão que encheu o histórico autódromo, o jovem piloto de Coimbra teve dois momentos absolutamente brilhantes, quando ultrapassou o piloto da Malásia para chegar ao décimo lugar e mais tarde atacou os primeiros lugares tirando do Lola Zytek tudo o que ele podia dar. Um drive through penalty atribuído à equipa Suíça a 7 voltas do fim acabaria por oferecer o 7º lugar a Portugal.
O irlandês Adam Carroll acabaria por antecipar os festejos de St. Patricks Day, ao dar à Irlanda a primeira vitória no A1GP, graças a dois pit stops extremamente rápidos.
No final da prova, Filipe Albuquerque declarou: “mudámos o setup do carro e tive alguns problemas de adaptação no início, mas com o decorrer do tempo fui-me adaptando e o carro estava bem melhor. Infelizmente, no primeiro pit-stop deixei o dedo no botão do limitador e o motor foi abaixo. Depois fiz uma excelente recuperação até 7º e foi pena não ter ido mais além, pois estava com bom andamento”.
O dia começou bem para a equipa portuguesa numa “mini sprint race” marcada por inúmeros acidentes que Filipe Albuquerque conseguiu evitar com mestria e sangue frio. Logo à partida, Grã-Bretanha, Suíça, Paquistão, Alemanha, Brasil e Austrália envolveram-se numa gigantesca carambola e ficaram em muito más condições. A corrida esteve interrompida durante 16 minutos e houve uma nova partida.
Ao fim de duas voltas Johny Reid já tinha ultrapassado o sul-africano Adrian Zaugg - que acabaria por desistir. Filipe Albuquerque subia paulatinamente da 9ª posição de onde tinha partido e acabaria na 6ª posição a 0.662 milésimos do americano Jonathan Summerton, quinto classificado, deixando para trás para além da referida África do Sul, Canadá e Brasil.
“Na sprint race faltou-nos andamento, no entanto consegui fazer bens as primeiras curvas e aproveitei para ganhar alguns lugares. Cheguei a sexto e a partir daí fiz a corrida toda atrás dos Estados Unidos. Foi positivo, pois é sempre difícil ganhar posições numa corrida tão curta”, afirmou o piloto português.

1 comentário:

Anónimo disse...

para a próxima corrida, vai chegar ao pódio.