quarta-feira, 30 de abril de 2008

A1GP na baixa londrina


A A1GP esteve, no passado Domingo, na baixa londrina para uma sessão de promoção. A famosa Regent Street transformou-se numa pista e centenas de milhares de pessoas puderam tomar contacto com os monolugares das equipas participantes, ao mesmo tempo que ecrãs gigantes passavam alguns dos melhores momentos da competição.
Música e muita animação enquadravam os 520 cavalos dos motores da A1GP, bem como os dois Ferrari 599 GTB usados como Safety Cars. O West End londrino foi também dotado com uma “praça da alimentação” e os visitantes tiveram oportunidade de participar em corridas virtuais e num concurso de trocas de pneus. Claro que, tal como nas corridas, as pit babes não faltaram à sessão e deram um outro colorido à iniciativa.
O evento, denominado “A1GP Pit Stop Regent Street”, contou com a presença de 14 pilotos que estiveram disponíveis para entrevistas e participaram em sessões de autógrafos.
No final, o “patrão” da A1GP, Tony Teixeira, considerou que a iniciativa serviu para dar às pessoas uma ideia do ambiente que se vai viver no próximo fim-de-semana, em Brands Hatch. Tony Teixeira manifestou ainda o seu agrado por poder proporcionar aos visitantes um pouco do mundo que rodeia o desporto automóvel.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A média de Filipe Albuquerque


Filipe Albuquerque é o piloto com a segunda melhor média (4,67), no conjunto dos três anos do campeonato de A1GP. O piloto português é apenas ultrapassado pelo australiano Will Power.
O jovem do Team Portugal obteve, em três jornadas, um segundo lugar e três subidas ao pódio. Para além disso fez 161 voltas completas e 636 km em corrida; andou quatro voltas na frente e fez quinze quilómetros no primeiro lugar.
De destacar também o facto de ser o estreante que mais vezes subiu ao pódio: três vezes (em seis corridas), numa classificação onde aparece também o português Álvaro Parente com três pódios em 26 corridas.
O Team Portugal vai, por sua vez, completar a quinquagésima corrida em Brands Hatch. No total, Portugal conquistou 126 pontos, seis lugares no pódio e 24 top 10, tendo completado 1145 voltas e 4747 km em corrida.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Filipe Albuquerque vai a votos


Filipe Albuquerque está, mais uma vez, a disputar a eleição para “piloto do dia” da A1GP. Depois de ter vencido a edição referente à jornada da África do Sul, o piloto português concorre com o suíço Neel Jani, com o norte-americano Jonathan Summerton e com o malaio Alex Young para a nomeação de “melhor piloto” da ronda disputada em Xangai.
Para votar em Filipe Albuquerque, é necessário ir ao site da organização e escolher o piloto português.
Entretanto, também está a decorrer a votação para a “equipa favorita” da A1GP. Os resultados finais desta votação serão anunciados no dia 5 de Maio, na cerimónia de encerramento da temporada.
Para votar no nosso país é necessário ir à página do campeonato e escolher o Team Portugal. Recorde-se que, em 2007, este prémio foi conquistado pela Holanda.

domingo, 13 de abril de 2008

Dois pódios na China


Filipe Albuquerque obteve dois pódios no circuito de Xangai, na China, na penúltima prova do Campeonato de A1GP. Na "Sprint Race", o piloto português partiu da segunda posição, mas foi ultrapassado pelo Canadiano Robert Wickens.
“Não fiz um bom arranque e isso custou-me uma posição. Tentei depois conseguir recuperar o lugar perdido, fiz várias tentativas de ultrapassagem, mas não fui bem sucedido. Mas subir ao terceiro lugar, foi igualmente um excelente resultado”, referiu Filipe Albuquerque.
A "Feature Race" ficaria marcada por uma ultrapassagem espectacular, à sexta volta, do piloto português ao indiano Narain Karthikeyan, que lhe tinha roubado o terceiro lugar na largada, e por dois pit stops rapidíssimos.
“O arranque voltou a não correr bem. Voltei a perder uma posição. Mas mantive sempre o pensamento na vitória. Depois procurei rodar o mais rápido que me era possível para chegar perto dos meus adversários. Na segunda paragem nas boxes, a equipa fez um excelente trabalho e consegui subir uma posição, passando para o segundo posto. Nesta fase da corrida estava muito rápido e cheguei mesmo a fazer a volta mais rápida, infelizmente não foi suficiente para chegar ao carro dos EUA", comentou Albuquerque.
Luís Vicente, CEO da equipa nacional, estava naturalmente satisfeito com o desenrolar do fim-de-semana: "Estamos todos muito contentes, pois em termos de classificação ascendemos ao 10º lugar e também porque acredito que a partir de agora, estão reunidas as condições para entrar na discussão pelos primeiros lugares nas restantes corridas.
Quero dar os parabéns ao Filipe e aos restantes elementos, estamos muito contentes e também gostava de salientar que desde que o Filipe reforçou a equipa, fomos a nação que mais pontos fez a seguir à Suíça, o que deixa boas indicações daquilo que poderíamos ter conseguido”.
“Agora vamos para Inglaterra à procura de mais glória. Já estou a pensar no fim-de-semana de Brands Hatch, que espero vá ser tão proveitoso como este, pois vou trabalhar para esse objectivo”, finalizou Filipe Albuquerque.

sábado, 12 de abril de 2008

Segundo e terceiro na qualificação


Filipe Albuquerque vai partir da primeira linha da grelha de partida para a "Sprint Race" da prova que decorre em Xangai, na China.
No primeiro segmento da qualificação, Filipe Albuquerque bateu toda a concorrência ao fazer, muito perto do final da sessão, o tempo de 1m34.642. Na segunda parte, o piloto português melhorou o seu tempo (1m34.613) mas acabou por ser ultrapassado pelo suíço Neel Jani (1m34.163).
Na qualificação para a “Feature Race”, Filipe Albuquerque ficou com o terceiro melhor tempo. Na primeira sessão, o representante do Team Portugal rodou com pneus usados e fez o 14º melhor tempo. No segundo segmento, Filipe Albuquerque fez 1min35.022 e acabou na terceira posição da grelha. A qualificação voltou a ser dominada por Neel Jani.
De referir ainda que nos treinos livres, realizado durante a manhã, Filipe Albuquerque registo o sexto tempo (1m36.059). Na frente ficou o francês Franck Montagny (ex-Formula 1) com 1m35.470.
No final qualificação, Filipe Albuquerque considerou que “no geral foi um bom resultado, pois o máximo que podia almejar era ter conseguido dois segundos lugares, visto a Suíça mostrar um andamento demasiado forte”. O piloto português queixou-se ainda de “no segundo segmento da qualificação para a feature, o piloto do Canadá cometeu um erro quando seguia à minha frente, obrigando-me a levantar o pé".
"Para amanhã o objectivo será sempre lutar pela conquista do primeiro lugar", concluiu Filipe Albuquerque.
Todos os fãs poderão acompanhar em diferido, a partir das 10h10m da manhã a transmissão da Sport TV2, ou em directo no site do A1GP, a partir das 8h00m (hora portuguesa).

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Filipe Albuquerque na frente


Filipe Albuquerque dominou o primeiro dia de treinos da nova corrida da A1GP, que se realiza em Xangai, na China.
Na primeira sessão reservada aos “Rookies”, Filipe Albuquerque fez doze voltas, tendo feito como melhor tempo 1m36,876. Nas posições imediatas ficaram as equipas da Suíça (Alexandre Imperatori) e Itália (Davide Rigon).
Na segunda sessão dos “Rookies”, o piloto português voltou a registar o mlehor tempo (1m36,575). Albuquerque rodou onze voltas e, desta vez, foi seguido pela França (Nicolas Prost) e Suíça.
No primeiro treino livre, onde alinham todos os pilotos que vão disputar as duas corridas do programa, Filipe Albuquerque voltou a não dar hipóteses à concorrência. O piloto do Team Portugal completou 19 voltas na pista chinesa, a melhor das quais em 1m35,223. Na segunda posição ficou a Nova Zelândia (Jonny Reid) e a República Checa (Filip Salaquarda) terminou em terceiro.
No final dos treinos, o piloto reconheceu que "aproveitei o melhor possível ter rodado nas sessões "rookies", pois isso possibilita-me encurtar essa desvantagem para os outros pilotos mais experientes". Nunca é demais recordar, que esta é a terceira prova de Filipe Albuquerque no A1GP, a que se alia o desconhecimento das pistas onde tem corrido, como é o caso de Xangai.
Na sessão da tarde com os melhores em pista, Albuquerque pode "com pneus novos, forçar o andamento desde o início e conseguir uma excelente volta", com1.35.223, menos 0.377 que Jonny Reid.
Luís Vicente estava, naturalmente feliz: "foi bastante positivo e veio confirmar o bom trabalho que temos vindo a fazer com o Filipe", para acrescentar que "acreditamos num bom resultado para o fim-de-semana, apesar dos tempos estarem todos muito próximos".
Filipe Albuquerque, por seu turno, diz não estar ainda "totalmente satisfeito com o comportamento do carro com pneus usados", mas ir "continuar a trabalhar para alcançar o meu objectivo, que é ficar nas primeiras posições".

quarta-feira, 9 de abril de 2008

À procura de um pódio em Xangai


Filipe Albuquerque e os responsáveis do A1GP Team Portugal já se encontram na capital financeira da China para começarem a preparar a participação do talentoso piloto, na penúltima ronda do Campeonato de A1GP, no moderno Circuito de Xangai.
Portugal chega a esta corrida ocupando a 14ª posição, entre 22 países, com 28 pontos e Filipe Albuquerque quer chegar o mais longe possível, para que a equipa portuguesa possa terminar o Campeonato entre os dez primeiros.
“Penso que depois de tudo o que já fizemos e da evolução em termos de conhecimento do carro que vem sendo constante, podemos ambicionar conquistar um lugar entre os três primeiros em Xangai. Um bom lugar na grelha é sempre uma mais valia para o resultado final. Porém, esta é uma pista que permite ultrapassagens, por isso tudo é possível. Vamos focar o trabalho inicial no conhecimento da pista e no equilíbrio do carro, para chegarmos à qualificação ao melhor nível”, comentou o piloto de Coimbra.
Depois de ter subido ao pódio na sua estreia, em Durban, Filipe Albuquerque foi sétimo no México, mas poderia perfeitamente ter ficado entre os cinco primeiros. Daí chegar a Xangai muito optimista, até porque vai correr num traçado de grande qualidade muito ao seu jeito: “estou bastante optimista, já que este fim-de-semana vou poder efectuar a sessão de treinos para os ‘rookies’, tendo a possibilidade de anular o ‘handicap’ que tenho para os pilotos que já aqui correram. Para além disso, esta pista é em tudo mais semelhante aos circuitos a que estou habituado, por isso acho que estão reunidas as condições para ter um bom fim-de-semana”, concluiu Filipe Albuquerque.
Ao jeito do que é habitual, a Sport TV irá assegurar as transmissões televisivas. Qualificações na Sport TV1 a partir das 10h20m de Sábado e corridas na Sport TV2 a partir das 10h10m de Domingo.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Filipe Albuquerque nas sessões de rookies da A1GP


O Presidente da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Luís Pinto de Freitas e o CEO do A1GP Team Portugal, Luís Vicente, estiveram reunidos durante a passada semana, para efectuarem um balanço do projecto FPAK A1GP Portugal Júnior Team, e estabelecer uma primeira plataforma de entendimento para projectos futuros.
Durante o encontro, ambas as partes manifestaram a intenção de continuar a utilizar o Campeonato Internacional A1GP para promoção e desenvolvimento de jovens valores nacionais.
Foi acordado, a pedido do A1GP Team Portugal, e após consulta prévia com todas as partes interessadas, substituir os pilotos Bruno Serra e Gonçalo Araújo nas duas sessões “rookie” das provas ainda a disputar pelo piloto titular Filipe Albuquerque, no Campeonato Internacional A1GP.
“É essencial, neste momento, proporcionarmos ao Filipe Albuquerque, o máximo de rodagem possível, cumprindo, necessariamente, com os limites regulamentares do Campeonato, disse Luís Vicente. Pelo regulamento vigente, o Filipe pode ainda ser utilizado como piloto “rookie” e o facto de os circuitos que faltam disputar serem totalmente desconhecidos para o nosso piloto, tornam essencial que possa rodar todo o tempo disponível.
"Iremos dar na próxima temporada uma nova oportunidade quer ao o Bruno, quer ao Gonçalo, para que fiquem em igualdade de circunstâncias com o Frederico que participou em duas sessões “rookies” durante a presente temporada. Iremos ainda continuar a observar outros jovens talentos nacionais com o intuito de reforçar o nosso projecto”, concluiu o responsável do Team Portugal.